Biológico

A Rinen Chemical Group, visando atender uma demanda crescente no mercado com ênfase na responsabilidade ambiental, desenvolveu junto a pesquisadores e instituições, uma linha de soluções biológicas para o tratamento de efluentes e resíduos sólidos.

Buscamos oferecer soluções customizadas de acordo com as características de cada sistema, fazendo uso de microrganismos naturais e não patogênicos, enzimas específicas e complexos enzimáticos pré-estabelecidos, de forma a restabelecer o equilíbrio biológico do ambiente, remover compostos poluentes e atenuar impactos ambientais.

Confira abaixo nossa lista de produtos para Biológico:


ENZIMAS

  • Lipase: Esterase capaz de quebrar as ligações éster entre acilgliceróis produzindo ácidos graxos livres + glicerol.
  • Amilase: Enzima hidrolítica capaz de quebrar as ligações ß-1,4 entre monômeros de glicose, presentes no amido, produzindo glicose.
  • Protease: Conjunto de enzimas capazes de quebrar as ligações peptídicas de uma proteína produzindo aminoácidos.
  • Pectinase: Enzimas capazes de quebrar as moléculas de pectina produzindo composto glicosídico.
  • Celulase/Lignase: Enzima hidrolítica capaz de quebrar as ligações ß-1,4 entre monômeros de glicose, presentes na fibra celulósica, produzindo glicose.
  • Xilanase: Enzima que atua tanto no meio da cadeia (endo-xilanases), quanto fora (exo-xilanases), hidrolisando as xilanas. Essa enzima tem sido utilizada na indústria de papel na etapa de biobranqueamento, substituindo o uso de cloro e promovendo a remoção da xilana ligada ao complexo lignina–celulose facilitando a lixiviação da lignina.

BYOSOL SWIFT

As formulações do complexo enzimático Byosol Swift foram desenvolvidas de modo a atender as necessidades dos mais variados mercados (ambiental, comercial, industrial e agrícola). Estes compostos com elevada atividade enzimática apresentam-se como potentes catalisadores das reações bioquímicas.

BYOSOL SWIFT FS

À base das enzimas amilase, protease e lipase, é indicado ao tratamento de águas que tem suas características naturais alteradas por dejetos humanos ou animais, com altas cargas de matéria orgânica e mineral, em solução e em suspensão, assim como com altas quantidades de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos. Sua utilização se dá basicamente em fossas sépticas e sistemas de tratamento de esgotos domésticos e animais tendo como característica sua eficiência nos processos de tratamentos além de uma diminuição drástica dos maus odores.


BYOSOL SWIFT O&G

À base das enzimas lipase e amilase, torna-se o mais eficiente tratamento para efluentes contaminados com óleos e graxos, quer de origem vegetal, animal ou mineral, que juntamente com proteínas e carboidratos compõem os principais contaminantes orgânicos de águas residuárias. Sendo resíduos de difícil tratamento, causam grandes danos ao meio ambiente, formando filmes de óleo nas superfícies aquáticas, impedindo a difusão de oxigênio do ar para esse meio, promovendo a mortandade da vida aquática, além de incrustar toda rota de escoamento (tubulações) por onde passam.


BYOSOL SWIFT WW

À base das enzimas pectinase, amilase e celulase/lignase, tem seu uso recomendado na remediação de lagoas residuárias dos mais diversos processos produtivos. Sua capacidade em catalisar as reações bioquímicas promovem resultados que otimizam os processos convencionais de tratamento.


BYOSOL SWIFT HC

À base das enzimas lipase, protease, pectinase e amilase proporcionam a quebra das cadeias de hidrocarbonetos (benzeno, tolueno, xileno, entre outros), sendo recomendado para sítios contaminados com resíduos de petróleo e seus derivados.


BYOSOL SWIFT HP

À base das enzimas protease e lipase, destina-se ao tratamento de resíduos hospitalares, de difícil degradação, com altas concentrações de sangue, tecidos, mucos, etc.. Seu diferencial competitivo está na sua eficiência comprovada para tratamento de efluentes gerados em meios com altas concentrações de biocidas, antibióticos e alcoóis em suas mais variadas composições.


BYOSOL SWIFT A&S

À base das enzimas celulase/lignase, lipase e protease, destina-se aos segmentos avícolas e suinícolas, higienizando de forma efetiva as instalações (creches, maternidade e galpões), degradando os materiais orgânicos produzidos por esta atividade de negócio. Como resultado temos o tratamento das camas, a quebra do nitrogênio amoniacal, a melhoria na sanidade das instalações e a diminuição dos maus odores, além da redução, de forma significativa, dos índices de doenças provocadas pelos microorganismos patogênicos.


BYOSOL SWIFT AM

À base das enzimas amilase, protease e pectinase, foi desenvolvido para o tratamento de resíduos oriundos do processamento industrial da batata e mandioca, hidrolisando grande parte das partículas de amido contidas nos resíduos gerados, melhorando a qualidade das águas de descarte.


BYOSOL SWIFT MS

À base das enzimas celulase/lignase, amilase e protease, decompõe a matéria seca produzida nos sistemas de cultivo agrícola (plantio direto, capinas, jardinagem, arruação, etc.), não afetando a estrutura física desta palha, evitando a retirada do solo de nutrientes exigidos para os processos de degradação biológica natural, liberando nitrogênio, fósforo e boro contidos nesta palha para o solo, além de impedir que estes materiais se transformem em hospedeiros para microorganismos causadores de doenças.


BYOSOL SWIFT POOL

À base das enzimas amilase, protease, pectinase, lipase e celulase, é destinado ao tratamento de todos e quaisquer resíduos sólidos de origem orgânica, sejam de natureza agrícola ou doméstica, transformando-os em condicionadores de solo de alta qualidade e prontos ao uso como composto biofertilizante.


BYOSOL MIC

É uma associação de microrganismos saprófitos e enzimas hidrolíticas com a finalidade de decompor matéria orgânica. Agrega em um só produto a efetividade e diversificação dos microrganismos vivos com um potente catalizador enzimático com função definida. Os compostos podem ser desenvolvidos de forma customizada à necessidade do cliente.


RINENBAC

RINENBAC É CONSTITUÍDO POR UM MIX DE MICROORGANISMOS VIÁVEIS, DE SELEÇÃO NATURAL, ORIUNDOS DA FAUNA BRASILEIRA, ESPECÍFICOS À ACELERAÇÃO DA DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.

As bactérias hidrolíticas consistem de um grupo de microorganismos que degradam complexos biodisponíveis de carboidratos, lipídeos e proteínas (macromoléculas) em moléculas simples e solúveis, tais como sacarose, glicerina e aminoácidos. Os compostos oriundos da hidrólise tornam-se disponíveis para as fases de degradação subsequentes.

A hidrólise possui importantes funções no tratamento biológico. Uma delas decorre do fato das águas servidas recebem muitos substratos complexos e insolúveis. Neste caso, a hidrólise é essencial para prover substratos simples e solúveis à microfauna instalada, pois somente compostos solúveis podem ser absorvidos e degradados pelas bactérias ao final do processo um extrato enzimático.

Desenvolvido com o propósito de auxiliar na aceleração da degradação de compostos orgânicos em sistemas sépticos, mostrou-se mais eficiente que os padrões de referência adotados por pesquisadores.

Produto registrado na ANVISA (RDC 179 de 03/10/2006)


RINEN NUTRI - SOLUÇÃO NITROGENADA

Fonte de nitrogênio (N), desenvolvida para ajuste em sistemas biológicos que apresentam carência desse elemento.

Este elemento está diretamente ligado ao metabolismo celular, e sua falta interfere no crescimento biológico e acarreta consequências negativas para o sistema.

Se faz necessário verificar periodicamente o efluente de entrada do reator para constatar se há ou não necessidade de dosagem de nutrientes.


RINEN REG - REGULADOR DE PH E ALCALINIDADE PARA SISTEMAS BIOLÓGICOS

A alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água).

Em poucas palavras, a alcalinidade impede variações bruscas de pH (potencial hidrogeniônico).

O RINEN REG atua de forma a manter o sistema tamponado, impedindo que a acidez interfira nas reações bioquímicas do meio.


RINENFÓS - SOLUÇÃO NITROFOSFATADA

Fonte de nutrientes, N e P, desenvolvida para ajuste em sistemas biológicos que apresentam carência desses elementos.

Os microrganismos necessitam de nutrientes para se desenvolverem e os elementos nitrogênio e fósforo, são imprescindíveis para essa condição. Segundo literatura técnica, a relação mínima de nutrientes para lodos ativados, que operam em faixas de crescimento ativo, é dada por DBO:N:P = 100:5:1. Já em sistemas anaeróbios, esta relação é dada por DQO:N:P = 350:7:1. As exigências de nutrientes podem variar em função do tipo de substrato a ser degradado.

Se faz necessário verificar periodicamente o efluente de entrada do reator para constatar se há ou não necessidade de dosagem de nutrientes.