‘Novembro Azul’ alerta homens sobre o câncer de próstata!

Eles devem começar a fazer exames de rotina a partir dos 50 anos.
Doença tem poucos sintomas e deve ser diagnosticada o quanto antes.

O mês de novembro começa com um alerta muitas vezes ignorado pelos homens: a importância da prevenção do câncer de próstata. O chamado ‘Novembro Azul’ é uma iniciativa que pretende, através de campanhas de prevenção e orientação, conscientizar os homens a respeito dessa doença.

De acordo com o urologista do Hospital da PUC-Campinas Edson Schneider,  o homem deve seguir a recomendação para fazer os exames de rotina de acordo com a idade e começar ainda antes se houver algum histórico da doença na família.

“No início, o paciente não sente absolutamente nada, então é muito importante fazer exame preventivo, que começa a partir dos 50 anos, ou no paciente que tem familiares de primeiro grau com câncer de próstata, [deve] começar cinco anos antes”, alerta.

 Chances de cura

O médico também ressalta a importância do diagnóstico no início da doença. “O câncer de próstata é um câncer que cresce lentamente. Então nesse período dá tempo de fazer um diagnóstico precoce e um tratamento adequado com grandes chances de cura para o paciente”, explica.

As formas de detectar a doença são através do toque retal e de um exame de sangue específico.

No fim do mês, o Hospital da PUC-Campinas fará campanha de conscientização e durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campinas estarão com orientações sobre a doença.

 

Doença

O câncer de próstata é uma doença que atinge uma glândula do sistema reprodutor masculino e é mais comum entre homens acima de 50 anos. Os grupos de risco são negros, pessoas com histórico familiar, obesos e sedentários.

Mesmo com poucos sintomas, em estágio avançado a doença pode causar dificuldade para urinar, sangue na urina e dor óssea na região das costas. O tratamento pode ser feito a partir da remoção cirúrgica da próstata, tratamento com hormônios, radioterapia e uso de medicamentos.

fonte: Do G1 Campinas e Região

 

Compartilhe este conteúdo:
Posso ajudar?