Espessante AM para amaciante

No segmento de saneantes, a Rinen oferece diversos espessantes a serem usados em formulações de produtos de limpeza, entre eles o Espessante AM, usado para amaciantes.

ESPESSANTE AM

Indicado nas formulações de amaciante de roupas.

É um éter celulósico modificado, altamente eficiente. Produto não iônico, sólido na forma de pó fino, desenvolvido para controle de viscosidade e estabilidade.

Concentração de uso: 0,05% - 0,08%, com variação de dosagem em função da base de amaciante utilizada.

Por ser um produto altamente pseudoplástico, é utilizado em pequenas concentrações, proporcionando um excelente custo/benefício.

Os espessantes acrílicos (álcali-solúveis) em emulsão são obtidos em pH ácido. À medida que o pH vai sendo aumentado, começa a ocorrer hidratação das moléculas do polímero, assim as cadeias de polímeros começam a se expandir em função das forças de repulsão eletrostática geradas pela ionização dos grupos ácidos, resultando na dissolução e no aumento das dimensões hidrodinâmicas da cadeia de polímero.

O aumento da viscosidade que ocorre por este processo é denominado de espessamento hidrodinâmico. Os espessantes, neste caso, não atuam apenas na fase aquosa, mas iniciam algumas adsorções das moléculas do polieletrólito formado em uma ou duas partículas da dispersão. Esta adsorção interpartícula ou ponte molecular é responsável pelo aumento da viscosidade do meio.

A Rinen tem uma equipe técnica especializada que oferece suporte às dúvidas sobre aplicação produtos. Além de disponibilizar formulações sugestivas, possui laboratório próprio para desenvolver projetos e estudos personalizados. Entre em contato e conheça nossos produtos e serviços.07