Amida – Alcanolamida de ácido graxo!

No segmento de saneantes, a Rinen oferece a Amida 60 e a Amida 90, tensoativos não-iônicos de limitada solubilidade em água. A Amida é solubilizada pela presença de tensoativos mais hidrofílicos, como os álcoois graxos sulfatados e os etoxilados sulfatados.

Amida – Alcanolamida de ácido graxo

As amidas são produzidas a partir da condensação de ácidos graxos, tais como o láurico, mirístico, oleico e uma alcanolamida de ácido graxo primária (Monoetanolamina) ou secundária (Dietanolamina). As Dietanolamidas podem ser obtidas diretamente do óleo vegetal (amida 60 ou 80) ou do éster metílico (amida 90).

Funções da Amida

A Amida é muito utilizada em produtos como detergentes, sabonetes líquidos e shampoos. Oferece benefícios imediatos na redução de sal para atingir espessamento e baixo ponto de turvação e evita o ressecamento da pele, pois promove um ligeiro sobreengorduramento e mais suavidade para a pele.

A Amida 90 é a mais indicada para uso cosmético, pois é mais concentrada e tem um grau de pureza maior.

Em resumo, a Amida atua como:

  • Estabilizador da espuma
  • Sobreengordurante
  • Espessante

 

AMIDA 60
Propriedades: Especificações:
Aspecto: Líquido viscoso, amarelo
Concentração, (%): Min. 60,00
Teor de amina livre (%): Max. 28,00
Densidade, 25°C

(g/cm3):

~1,015
Viscosidade á 25°C

(cP):

Min. 1000

 

AMIDA 90
Propriedades: Especificações:
Aspecto: Líquido viscoso, amarelo
Concentração, (%): Min. 90,00
Teor de amina livre (%): Max. 5,00
Densidade, 25°C

(g/cm3):

~0,9700
Viscosidade á 25°C

(cP):

Min. 470

A Rinen oferece a Amida 60 e a Amida 90 no segmento de saneantes. Temos uma equipe técnica especializada que oferece suporte às dúvidas sobre aplicação produtos. Além de disponibilizar formulações sugestivas, a Rinen possui laboratório próprio para desenvolver projetos e estudos personalizados. Entre em contato e conheça nossos produtos e serviços.

Compartilhe este conteúdo: