Vendas do setor crescem mais de 10% ao ano e passaram sem arranhões pela crise econômica
O Paraná é hoje o terceiro estado com maior número de empresas do setor de cosméticos no país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. O polo, que tem companhias como Racco e O Boticário, é formado principalmente por micro e pequenas empresas, que também aproveitam o bom momento do setor.
A fabricante de produtos para cabelo Tricofort, com sede em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, cresceu 23% no ano passado e em 2010 está investindo R$ 5 milhões na compra de novas máquinas e em marketing de produtos. Com 50 funcionários, a empresa tem planos de entrar em novos segmentos, como o de produtos para cuidado do corpo, diz Jean Paulo Almeida Silva, diretor executivo. “O cuidado com a aparência se transformou em uma forma de inclusão social. Todo mundo quer parecer bonito. Ao mesmo tempo, novas tecnologias garantem a oferta de novidades para o consumidor”, afirma.
A empresa exporta hoje 30% da produção – de 150 mil produtos, entre xampus, condicionadores e tônicos – para países como Portugal, Angola e Cabo Verde. A previsão para este ano é chegar a um índice de 50%, com a abertura de novos mercados, como Etiópia e Bulgária.
Fontes:Cristina Rios / gazeta do povo