Biotecnologia, a ciência a favor da indústria.!

Por: Flávia Gutierrez

Em tempos de crise financeira, uma das alternativas para seguir no mercado com bons lucros é investir em soluções, em detrimento da infraestrutura. Se o foco ainda não é expandir o seu espaço e, consequentemente, sua produção, experimente resolver pequenos problemas que afetam o desempenho da sua indústria.

E por que não contar com a ciência para ajudar neste processo? A biotecnologia utiliza micro-organismos específicos para obter benefícios, como fazer o tratamento de despejos sanitários em sistemas sépticos e reduzir compostos orgânicos e poluentes em sistemas de tratamento de efluentes industriais. Tudo isso utilizando micro-organismos ou enzimas certas para tratar cada tipo de problema, depois de anos de pesquisa e desenvolvimento.

As soluções são inúmeras. Há produtos específicos compostos por micro-organismos que atuam na degradação de matéria orgânica, fazendo o tratamento de efluentes líquidos e reduzindo odores.

Por outro lado, certas proteínas produzidas por seres vivos que são capazes de catalisar reações químicas sem terem alteração em sua própria composição, as chamadas enzimas, também auxiliam e muito a melhorar a capacidade produtiva de uma indústria “apenas” por fazer o tratamento de efluentes, reduzir odores e assim por diante.

Um exemplo são as enzimas que atuam no tratamento de águas que têm suas características naturais alteradas por dejetos e com quantidades elevadas de bactérias e outros organismos que podem ou não causar doenças. Estes compostos de enzimas são indicados para uso em fossas sépticas e sistemas de tratamento de esgotos domésticos e animais.

Enzimas podem atuar ainda em resíduos que podem causar danos ao meio ambiente, que são os óleos. Esses resíduos formam uma espécie de película na superfície, o que impede a difusão de oxigênio, causando a mortandade da vida aquática, além de ficarem incrustados nas tubulações por onde passam.

Pools de enzimas também podem ser utilizados em segmentos avícolas e suinícolas, degradando os materiais orgânicos e melhorando a saúde das instalações, além da redução de doenças em aves e suínos, por combater micro-organismos patogênicos. Ainda no agronegócio, é possível utilizar enzimas para tratar resíduos do processamento industrial da batata e da mandioca, melhorando a qualidade da água de descarte. É possível, ainda, usar enzimas da maneira correta para tratar qualquer tipo de resíduos sólidos de origem orgânica, transformando-os em biofertilizantes.

Hospitais também podem usar a biotecnologia a seu favor, no tratamento de resíduos de difícil degradação, com mais eficiência no tratamento de efluentes com altas concentrações de biocidas e antibióticos, por exemplo.

Trazer soluções inteligentes e que aumentem a sua produtividade, é isso que a Rinen Chemical Group faz por você e sua empresa em importantes áreas de atuação, que são biotecnologia, cosméticos e químicos aromáticos, papel e celulose, produtos químicos, saneantes e tratamento de água e efluentes.

A tecnologia utilizado o biocatalizador – BYSOL SWIFT – acelera a hidrólise dos compostos orgânicos, restabelecendo de forma natural o equilíbrio biológico do ambiente.

Confira o resultado nas imagens:

Compartilhe este conteúdo:
Posso ajudar?