Durante o mês de novembro, diversas empresas, entidade e marcas utilizam o símbolo do laço e da cor azul com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização em prol da saúde do homem.
Todo ano surgem diversas campanhas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas todas têm um objetivo e uma mensagem simples: lembrar os homens de que cuidar da saúde é fundamental.
A Rinen também apoia esse importante movimento. Assim como fizemos em apoio ao Outubro Rosa, separamos um espaço em nosso site para trazer informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
Apesar de ser um dos tipos mais comuns da doença a atingir homens por todo o mundo, muitos ainda preferem não conversar sobre o assunto, seja por medo, vergonha ou desconhecimento.
O câncer de próstata é o crescimento descontrolado de algumas células do corpo que geram tumores cancerígenos na próstata, glândula presente somente em homens, localizada na parte superior da uretra.
O que aumenta o risco?
Não há uma causa única, mas existe alguns fatores preponderantes, sendo a idade o principal deles. Por volta de três a cada quatro casos ocorrem após os 65 anos, e a mortalidade também é maior após os 50 anos.
Fatores que devem ser levados em consideração:
- Idade. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
- Histórico familiar. Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta o risco de um homem desenvolver a doença.
- Obesidade. Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
- Exposição ocupacional. Exposições em excesso a certos produtos químicos, como aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas a maiores chances de câncer de próstata.
- Tabagismo. Alguns estudos associaram o tabagismo a um possível aumento no risco do câncer de próstata.
Como prevenir?
A adoção de hábitos saudáveis é uma medida simples que pode ajudar na prevenção do câncer de próstata:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e tabaco;
- Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade).
Além dos bons hábitos, exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, especialistas destacam que os seguintes testes e exames devem ser realizados com frequência:
- Verificação da pressão arterial;
- Hemograma completo e testes de urina;
- Teste de glicemia, para prevenção de diabetes;
- Atualização da carteira vacinal;
- Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.
Sinais e sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
- Dificuldade de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Sangue na urina.
Detecção precoce
O câncer de próstata pode ser fatal, mas também é um dos tipos de câncer que apresenta melhores resultados de cura quando o tratamento se inicia em tempo hábil. Por isso, é fundamental que os homens estejam atentos aos seus corpos, façam exames médicos regularmente e sempre procurem ajuda profissional.
A conscientização diminui a incidência do câncer, por isso se conheça, se cuide e compartilhe informações. Participe dessa luta!
Para mais informações:
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
https://ladoaladopelavida.org.br/novembro-azul
http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-prostata/33/149/