Na Califórnia na década de 1990 nasce o movimento Outubro Rosa, rapidamente se espalhando e sendo adotado por pessoas e entidades pelo mundo.
Os símbolos do laço e da cor rosa são utilizados na campanha que tem como objetivo o aumento da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, principais tipos de câncer que incidem sobre mulheres no Brasil e no mundo.
A Rinen também apoia esse corajoso movimento e separa um espaço em seu site para trazer informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, gerando um tumor. É o tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo e no Brasil, sendo responsável por cerca de 28% dos novos casos de câncer a cada ano.
O que aumenta o risco?
Não há somente uma causa, mas existe alguns fatores que são preponderantes, sendo a idade o maior deles. Cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
Outros fatores que devem ser levados em consideração:
- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Sedentarismo;
- Consumo de bebida alcoólica;
- Histórico familiar de câncer de mama ou de ovário.
Como prevenir?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.
Sinais e sintomas
O autoexame é importante, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação em que as mulheres se sintam confortáveis para fazê-lo. Não há técnica específica, mas os principais sinais que devem ser observados são:
- Caroços (nódulos);
- Pele avermelhada ou retraída;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Detecção precoce
O câncer de mama pode ser fatal, mas também é um dos tipos de câncer que apresenta melhores resultados de cura quando o tratamento se inicia em tempo hábil. Por isso, é fundamental que as mulheres estejam bem atentas aos seus corpos e que sempre procurem ajuda profissional.
A conscientização diminui a incidência do câncer, por isso se conheça, se cuide, se ame e compartilhe informações. Participe dessa luta!
Para mais informações: