Nota de esclarecimento!

EMERGÊNCIA QUÍMICA CONTROLADA DE ÁCIDO CLORÍDRICO NAS INSTALAÇÕES DA RINEN

Saltinho, 18 de abril de 2024. A Rinen Indústria e Comércio de Produtos Químicos LTDA, especializada na fabricação e distribuição de produtos químicos, sediada em Saltinho – SP, vem oficialmente a público esclarecer uma emergência química (derramamento controlado) na área de tancagem e armazenamento de produtos em seu parque fabril, ocorrida na noite do último domingo, 14.

Foi identificado uma falha em um dispositivo do tanque de ácido clorídrico, ocasionando o derramamento dentro da área de contenção. Nessa condição, foi realizado o procedimento de contenção, segregação e destinação do produto contido (aproximadamente 3 mil litros).

 “Nossas equipes de emergência, incluindo os brigadistas, atuaram de forma imediata e coordenada junto ao Corpo de Bombeiros e às autoridades fiscalizadoras para controlar a situação, priorizando a segurança das pessoas diretamente envolvidas, da comunidade local, bem como do meio ambiente”, afirma Rinaldo Mendes, diretor-fundador da Rinen.

A área afetada foi isolada e o transbordo do produto iniciado com o suporte técnico especializado da empresa, em colaboração com a Cetesb e a Ambipar.

Destacamos que a presença de uma névoa, identificada no local, foi causada por reação química exotérmica do ácido clorídrico com a umidade decorrente da chuva naquela noite. O ácido clorídrico em contato com a água libera calor e gera vapor visível que demora a dissipar, por isso pode facilmente ser confundido com fumaça, razão pela qual moradores próximos à empresa acionaram o Corpo de Bombeiros. Felizmente não houve registros de vítimas ou danos pessoais decorrentes da emergência química na Rinen.

 “A Rinen reitera seu compromisso com o cuidado, a segurança e a conformidade em todas as normas e requisitos legais, mantendo seu foco na preservação da integridade das partes interessadas em todas as suas operações”, continua Rinaldo. ‘’Nosso time de brigadistas passa pela atualização constante de conhecimentos técnicos e desenvolvimento de habilidades práticas para prevenção e gestão de crises, de forma a atuar com responsabilidade e prontidão no bem-estar da comunidade, do negócio e do meio ambiente”, finaliza.

Sobre a Rinen Indústria e Comércio de Produtos Químicos LTDA

Dedicada à fabricação e distribuição de produtos químicos desde 1990, a Rinen atua nos segmentos químico, químico aromático, biológico, cosmético, domissanitário e tratamento de águas, com logística diferenciada para atender às mais diversas necessidades do mercado.

Relacionamento com a Imprensa

Guilherme Rodrigues

Coordenador de Marketing

Email: guilherme.rodrigues@rinen.com.br / (19) 98146 9853

Compartilhe este conteúdo:
Posso ajudar?