Espessantes Rinen
Espessantes: DT PLUS
7 de dezembro de 2017
Espessantes Rinen
Espessante AM para amaciante
7 de dezembro de 2017

Espessantes Rinen

Espessantes Rinen

Espessantes Rinen

Os espessantes celulósicos geram viscosidade em água, predominantemente, através de um mecanismo hidrodinâmico o qual é, em sua maior parte, devido ao peso molecular do polímero. Maiores pesos moleculares conferem aos éteres celulósicos maior eficiência no espessamento. Fortes ligações de hidrogênio são formadas entre as cadeias do polímero e as moléculas de água. Em função desta hidratação e pelos emaranhados formados pelas moléculas de celulose, a mobilidade das moléculas de água no meio fica reduzida, conduzindo a um espessamento na fase aquosa. A reologia desenvolvida por este tipo de espessante é caracterizada por um forte fluxo do tipo pseudoplástico, isto é, alta viscosidade em baixo cisalhamento e baixa viscosidade em alto cisalhamento.

 

ESPESSANTE DT PLUS

Indicado especialmente nas formulações de detergentes e sabões líquidos.

É um éter celulósico modificado, solúvel em água. É um produto sólido na forma de pó fino, utilizado como espessante, estabilizante e agente de suspensão em diversas aplicações.

Produto não iônico compatível com a maioria dos sais e matérias-primas normalmente utilizadas nas formulações de produtos de limpeza.

Concentração de uso: 0,05% – 0,1%*

*Variação de dosagem em função da concentração de tensoativo no produto.

Produto de rápida dispersão em água. A viscosidade final se desenvolverá entre 15 e 20 minutos, dependendo da agitação e temperatura.

Para acelerar o processo de espessamento do produto, pode-se adicionar um alcalinizante (NaOH, TEA, NH4OH, entre outros) após a adição do Espessante DT PLUS na água, sob agitação.

 

ESPESSANTE AM

Indicado nas formulações de amaciante de roupas.

É um éter celulósico modificado, altamente eficiente. Produto não iônico, sólido na forma de pó fino, desenvolvido para controle de viscosidade e estabilidade.

Concentração de uso: 0,05% – 0,08%*

*Variação de dosagem em função da base de amaciante utilizada.

Por ser um produto altamente pseudoplástico, é utilizado em pequenas concentrações o que proporciona um excelente custo/benefício.

 

 

Os espessantes acrílicos (álcali-solúveis) em emulsão são obtidos em pH ácido. À medida que o pH vai sendo aumentado, começa a ocorrer hidratação das moléculas do polímero, assim as cadeias de polímeros começam a se expandir em função das forças de repulsão eletrostática geradas pela ionização dos grupos ácidos, resultando na dissolução e no aumento das dimensões hidrodinâmicas da cadeia de polímero.

O aumento da viscosidade que ocorre por este processo é denominado de espessamento hidrodinâmico. Os espessantes, neste caso, não atuam apenas na fase aquosa, mas iniciam algumas adsorções das moléculas do polieletrólito formado em uma ou duas partículas da dispersão. Esta adsorção interpartícula ou ponte molecular é responsável pelo aumento da viscosidade do meio.

 

ESPESSANTE DETAX ESP ET

Indicado  nas formulações de detergentes, sabões líquidos, pinho gel e sabão com querosene.

É um espessante sintético, à base de resina acrílica em emulsão. Apresenta-se como um produto líquido de altíssimo poder de espessamento e agente de suspensão.

Produto aniônico compatível com as matérias-primas normalmente utilizadas nas formulações de produtos de limpeza. Apresenta sensível resistência a sais. Recomenda-se teste prévio para determinar a influência sobre a capacidade de espessamento do produto.

Concentração de uso:

Detergentes Líquidos: 0,5%

Sabões Líquidos: 0,7%

Pinho Gel: 0,9%

Sabão de Querosene: 0,9%

Produto totalmente miscível em água. A viscosidade e a translucidez do produto final se desenvolverá em pH alcalino à levemente alcalino, quando da adição de alcalinizante (NaOH, TEA, NH4OH, entre outros).

ESPESSANTE DETAX ESP ET

Tabela de concentração de uso:

 

Detergentes Líquidos

 

0,5%

 

 

Sabões Líquidos

 

0,7%

 

Pinho Gel

 

0,9%

 

Sabão de Querosene

 

0,9%

Compartilhar: